segunda-feira, janeiro 25, 2010

Blog Novo

Criei um blog novo:

http://hacasos.blogspot.com/

Lá eu expresso uma outra face. Precisava fazer isso. Sou eu sem os livros. Não vou abandonar o verdades, gosto muito disso aqui.

Abraços!

quinta-feira, janeiro 07, 2010

07.01 - Dia do Leitor


Hoje é o Dia do Leitor.

Sinceramente, eu não tinha idéia que um dia do leitor existia, só fiquei sabendo depois de receber um e-mail do Submarino com umas promoções "especiais" para esse dia. Mesmo assim fiquei feliz, é bom saber que nós temos, pelos menos, um dia do ano dedicado as pessoas que gostam de ler. E não importa quantos livros que você lê ou sequer se você lê livros ou jornais ou revistas ou mensagens estampadas em camisas de estranhos que passam por você na rua, o ato de ler é, por si só, mágico.

Poderia até dizer que ler também é simples, mas estaria mentindo. Ler não é simples e nem fácil e infelizmente, por diversas razões, poucas pessoas sabem realmente ler. Não estou me referindo os milhares de analfabetos que estão espalhados pelo país. Estou me referindo às pessoas que lêem mas não entendem o que é ler realmente, não conseguem ver a verdadeira mensagem por detrás do mar de palavras em que somos jogados pelos autores. Isso sim é preocupante.

Mas, apesar de tudo, estou feliz por hoje ser o Dia do Leitor. To até pensando em passar na Galileu aqui perto para dar uma olhada nos livros e... deixa pra lá!

Abraços!

terça-feira, janeiro 05, 2010

Fotos da minha coleção

Acabei de tirar algumas fotos dos meus livros, só para postar aqui.










Abraços,

2010 e o Meu Vício

Planejei colocar na minha primeira postagem a minha lista de promessas para 2010, mas desisti. Não completamente, mas desisti. O meu primeiro texto de 2010 será uma confissão. Talvez, uma confissão que não seja novidade, pelo menos para quem me conhece, mas que não deixa de ser uma confissão. Só depois de tirar isso de mim eu vou ser capaz de colocar aqui a minha lista.

Eu tenho um vício. E não quero ser curado.

Sou viciado em livros. Gosto de entrar em uma livraria só para sentir o cheiro produzido pelo encontro do papel novo e a tinta. Posso até imaginar como deve ser viciante o cheiro de uma gráfica que imprime livros, sentir aquele cheiro amplificado à ultima potência desse ser o paraíso (tirando o cheiro de fumaça das máquinas e do suor dos trabalhadores...). Consigo, praticamente, imaginar um gosto correspondente a esse cheiro.

Também gosto de sentir a texturas das capas. Deslizo meus dedos por cima dos títulos em alto relevo. Sinto a superfície lisa do verniz aplicado em algumas capas e lamentos quando são lisas e moles, tratadas como as capas dos odiosos livros escolares que são diariamente maltratados por nossas crianças. Eu sim, tenho cuidado com o meus livros e até com o livros dos outros. Já riram da minha dedicação a eles. Não gosto de amassados, orelhas nas pontas me dão aflição e qualquer marca nas páginas brancas tiram o meu sossego. Não admito e nem cogito escrever, rabiscar em um livro. Ler enquanto como alguma coisa, mesmo um lanchinho durante a noite? Nunca. Leio e depois mata a fome.

É por isso que também não empresto meus livros. Não gosto de imaginá-los em mãos de outras pessoas que podem não possuir o mesmo respeito (veneração – como é dito por algumas bocas infames) que tenho por meus livros. Com o tempo acabei generalizando essa regra e agora não empresto mais livros a ninguém. Peço para as pessoas não insistirem no assunto. A resposta será não. Não. Simples assim.

Vocês podem pensar que sou um louco que gosto de ter livros só pelo prazer de tê-los. Claro que o momento da compra me dá um certo prazer. Mas ritual de correr para uma livraria não é, meramente, uma mania consumista. Só lá – nas livrarias – eu encontro a minha proteção, a minha bolha, contra o mundo “daqui de fora”. Se estou feliz, compro um livro como prêmio. Se estou triste também compro um livro. Esse, como se fosse uma ajuda extra para sair do momento difícil que estou passando. Acima de tudo, eu gosto de ler. Essa é a minha fascinação. Se a história for boa, não importa o papel, nem a capa.

O texto ficou muito maior do que eu imaginava e ainda mais confuso do que eu planejava! Ultimamente não tenho gostado muito dos meus textos. Sei lá, não to feliz com a minha escrita... Ah sei lá!

Agora to com preguiça de postar a minha lista de coisa a serem feitas esse ano... Mas essa semana eu ainda coloco.

Mais uma coisa, duas ótimas promoções estão acontecendo nos blogs abaixo:

O Leitura Nossa de Cada Dia está comemorando o aniversário de 1 ano está presenteando os leitores com uma mega promoção.

E o Lendo nas Entrelinhas está com uma promoção junto com a autora Nazarethe Fonseca onde os leitores do blog pode concorrer a continuação do excelente Alma e Sangue: O Despertar do Vampiro - Alma e Sangue: O Império dos Vampiros.

Passem lá para participar. Vale a pena.

Abraços,