terça-feira, outubro 20, 2009

A Importância das Palavras

Esses dias eu estava conversando por MSN com André (dono do Tá certo então!), um amigão meu, como a literatura se tornou um elemento tão importante na minha vida. As duas coisas que mais me dão prazer, atualmente, são ler e escrever.

A leitura (quase obsessiva) é um hábito – mania é um apelido muito injusto – que eu sempre possuí, mas que nos últimos meses ou anos cresceu de uma forma gigantesca. Acredito que o fato de trabalhar e ter o meu próprio dinheiro tenha contribuído com isso, é complicado comprar todos os livros que você deseja com dinheiro, imaginem sem.

Nem mesmo quando eu comprei o primeiro livro com o meu primeiro salário de estagiário (Celular de Stephen King) eu poderia ter imaginado que a leitura teria um espaço tão grande na minha vida. Mais de dois anos depois de ter comprado o livro na barraca do Seu Chico, eu percebo que boa parte da minha vida esta ligada à literatura de alguma forma. Foi através desse livro que a paixão pela leitura renasceu em mim. E foi através dessa paixão por livros e outra apareceu: escrever.

Agora passo quase todas as minhas horas livres, escrevendo e lendo. Escrevo aqui no blog, no meu caderno de pensamentos e ainda me encanto escrevendo o que um dia, quem sabe, serão meus dois livros.

Quando não estou escrevendo, estou, no mínimo, pensando no que eu poderia escrever. Tenho idéias para o blog, imagino cenas para os livros, tudo isso em alguns minutos, que são poucos, porém especialmente mágicos. Gosto da idéia, e até me sinto orgulho, por poder pensar, planejar, criar uma vida que não é minha. Fico rindo que nem uma criança quando olho para as poucas páginas dos meus projetos de livros e vejo que por alguns poucos instantes estou tendo um vislumbre da realização do meu sonho que é ser escritor.

Estou rindo agora mesmo.

Encontro Literário

Na sexta-feira passada aconteceu um encontro na livraria Saraiva do Rio Sul com duas pessoas e autoras maravilhosas: Giulia Moon e Martha Argel.

Pra quem não conhece, as duas já participaram de diversos livros com contos maravilhosos e acabam de lançar dois excelentes livros sobre vampiros, isso mesmo: vampiros. Giulia está lançando Kaori: Perfume de Vampira e a bióloga Martha Argel está lançando O Vampiro da Mata Atlântica. O encontro foi surpreendente, pois nunca tinha ido a um encontro literário ou a nenhum evento ligado a vampiros.

Saí ainda mais entusiasmado e escrevi o máximo que consegui no final de semana. O encontro me mostrou que a literatura fantástica tem espaço no Brasil e isso me deixou muito animado por que meus dois livros são sobre temas fantasiosos, um envolve Lobisomens (sem ser um livro de terror) e o outro é uma fantasia infanto-juvenil.

Quando eu romper a barreira da timidez que posto alguma coisa aqui.

Livros novos:

  • O Vampiro Lestat e O Vampiro Armand de Anne Rice
  • A Hospedeira de Stephanie Meyer
  • A Descoberta do Mundo de Clarice Lispector (dica da Tathy)
  • Kaori: Perfume de Vampira de Giulia Moon
  • Território V, seleta de contos organizado por Kizzy Ysatis

Abraços

4 comentários:

  1. Oi, Guilherme! Olha que eu reconheço, nesta sua alegria de escrever, uma Giulia de uns dez anos atrás, hein? Vá em frente. Sem nunca esquecer que a melhor diversão pra um escritor é escrever. O resto vem depois, como consequência.
    Beigiunhos gelados!

    ResponderExcluir
  2. Esse André realmente é um cara bem atraente e sensual, hahahahahaau!!! Seria muito gay se eu não tivesse falando de mim mesmo, hahahahau!!!

    Pois é, só não me lembro se comentei nessa nossa conversa que você foi responsável pelo meu interesse em ler continuamente, me dando dicas e até me fornecendo alguns livros.

    É isso ae, vamos continuar os nossos esforços para nos tornamos grandes escritores e fazer os nossos próprios encontros literários, que tal? Hehehe!!!

    Giulia Moon e a Martha Argel são realmente muito simpáticas, não vejo a hora de ler os livros delas que comprei.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Daqui há pouco você vai montar a biblioteca nacional na sua casa! rs

    Uma pena eu não ter podido ir! Tinha outros compromissos, mas na próxima farei o possível pra estar presente!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu também só tomei gosto pela literatura recentemente. Sempre preferi revistas e trechos de obras, mas nunca me dei o trabalho de comprar um LIVRO.
    mas hoje... ahh, quero muuuuuuuitos *.*
    ainda bem que a Feira daqui ja ta chegando *.*

    ResponderExcluir